sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

A Origem do Presépio de Natal



Estava eu assistindo TV quando apareceu uma matéria sobre uma exposição em Passo Fundo - RS -  de presépios em miniatura. A colecionadora falou um pouco sobre a origem do presépio e foi aí que descobri que foi justamente o meu santo favorito que iniciou essa tradição tão bonita que mexe muito com as minhas memórias de infância (sim, eu sou povoada de memórias, elas transbordam dentro de mim). O santo a que me refiro é Francisco de Assis. Minha relação com ele começou no hospital que leva o seu nome, há alguns anos, quando o meu pai retirou um tumor e causou muita preocupação e sofrimento a mim e a toda familia. Para suportar a dor, recorri à fé com uma força incrível e descobri que apesar do momento dificil, eu amava a vida e acreditava nela. Mas foi num momento de tristeza que me deparei no hospital com uma estátua de Francisco e parada diante dela, rezei e fiz uma promessa pela recuperação do meu pai, que hoje está na praia com sua esposa, feliz e saudável. Depois disso, fui atrás da biografia deste homem que abdicou de uma vida de riqueza para se tornar defensor dos animais e da vida simples e generosa, que Jesus tanto pregou.
Quando em 2007 enfrentei uma batalha pela guarda da minha gatinha Minnie, novamente recorri a ele, que tanto amava todos os tipos de vida. E ele mais uma vez me atendeu. Minnie está comigo já há 4 Natais e só me traz alegrias, me ensinando diariamente como homens e animais tem a aprender um com o outro e como é sincero o amor que é construído nesta relação!


Pois bem, foi Francisco de Assis, que em 1223, montou o primeiro presépio em argila na floresta de Greccio, na região de Lacio, na Itália. Sua ideia era explicar às pessoas mais simples o nascimento do menino Jesus.
Foi a partir do século XVIII, entretanto, que a tradição se espalhou pela Europa e em seguida por todo o mundo.
As peças do presépio são as seguintes:
- Menino Jesus (filho de Deus e o Salvador)
- Virgem Maria (mãe de Jesus Cristo)
- José (pai de Jesus Cristo)
- Manjedoura com palhas em um curral (local onde nasceu Jesus)
- Burro e Boi ou ovelhas (animais do curral, representam a simplicidade do local onde Jesus nasceu)
- Anjos (responsáveis por anunciar a chegada de Jesus)
- Estrela de Belém (orientou os reis Magos quando Jesus nasceu)
- Pastores (representam a simplicidade das pessoas do local em que Jesus nasceu)
- Reis Magos (Melquior, Baltazar e Gaspar)


Ah! Esqueci de comentar que quando pequena, participei duas vezes do presépio vivo que a igreja São Manoel montava todo Natal. Na primeira vez, fui a Estrela que guiava os 3 Reis Magos e fui a sensação da noite (modéstia a parte) e na segunda vez, me promoveram à mãe do menino Jesus, mas por algum motivo que não consigo identificar, minha performance não foi das mais marcantes.

Vai ver nasci para ser estrela mesmo! uauauau

Feliz Natal!

fontes:
            http://imagenseriscosdenatal.blogspot.com/2008/11/origem-do-prespio-de-natal.html
            http://www.suapesquisa.com/natal/presepio_natal.htm

Nenhum comentário: