quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Lembranças Natalinas



Quando eu era criança, acreditava em Papai Noel com todas as minhas forças. O Natal era sempre na casa da minha vó materna, a vó Wanda, que morava num apartamento térreo na rua Fabrício Pilar, descendo a Cel. Bordini. Todos os anos, eu preparava alguma apresentação de dança com a minha irmã Didi e nós a fazíamos durante a noite. Tinha música, figurino, concepção, coreografia, tudo. Teve uma em especial que causou muitas risadas. Eu fazia uma simples dona de casa preocupada em ajeitar o seu lar para receber a amiga fina e dondoca (minha irmã), que chegava de repente, toda arrumadésima, com cara de nojenta enquanto a amiga pobre se desdobrava para agradá-la. Foi um sucesso!
Lá pelas tantas, depois da parte artística, ouviamos uma batida forte na porta do pátio da varanda. Minha irmã e eu ficávamos muito assustadas e corríamos para o quarto da vó gritando muito.Mas é claro, que a curiosidade era maior e nos enchendo de coragem íamos até a porta e........ uauauauauauaua. Sacos e mais sacos cheios de presentes.... O pai apontava para o céu e perguntava se estávamos conseguindo enxergar a "pontinha do trenó do papai noel" e nós, cheias de razão, gritávamos: "sim, sim, pai, a gente tá vendo!"
E assim foram vários Natais. Até que meu avô morreu, meu tio se mudou para Florianopolis, meus pais se separaram, minha vó se deprimiu e a gente cresceu.
Gosto de Natal. Gosto de pensar no que ele de fato representa, o nascimento do menino Jesus. Pensar nas lições que o homem Jesus nos deixou. Refletir de verdade sobre a humanidade, sobre a minha humanidade e sobre a minha familia. Talvez no dia em que as familias consigam se unir em torno de uma arvore de Natal, esquecendo mágoas, buscando o entendimento, bom, talvez nesse dia o mundo consiga a pensar um pouco mais em ter Paz. Estado de Paz.
Sinto uma certa melancolia, mas também alegria por ter lindas memórias.
Feliz Natal, vó Wanda, vô Alfonso, Tio Alexis, Cai e a todos que aqui estiveram, estão e estarão um dia!

Amén

Nenhum comentário: