terça-feira, 20 de abril de 2010

Em dias assim - Cafe Parte II

Hoje o dia virou completamente. Depois de muito sol e calor, abri a janela e vi as nuvens e a chuva. Uma boa pedida para um cafezinho, um não... Dois, três, quem sabe quatro..
Mas ontem, estava mal do estomago, com náuseas e aconteceu algo que raramente ocorre e que me deixa sempre de certa forma perplexa: não consegui degustar o meu café com prazer.. Tomei porque sou teimosa, ou por força do habito, mas meu organismo rejeitava cada gole, provocando em mim uma certa tristeza por estar renegando tão bom amigo.
Em toda minha vida, tive dois momentos em que fui obrigada a abrir mão do café.
A primeira vez foi em Paris. Tive uma overdose. Serio. Naquela época, eu devia tomar umas 5 canecas de café preto sem açúcar, manhã, tarde ou noite.
Foi justamente durante o "petit déjeuner" que senti o primeiro sintoma da overdose: o cheiro do café me deu engulhos. No albergue onde eu me hospedava, os cafés eram tomados a moda francesa: em tigelas e com leite. Passados alguns minutos, o café ficava de morno para frio. Só lembro-me de meu corpo recusando-se ao segundo gole. Insisti. Pas possible. Não era mais possível. Tristeza muito profunda. Fiquei algumas semanas apartada do meu companheiro, ele me chamava e eu precisava ser forte e dizer... ainda não.
A overdose passou e aos poucos retomei o habito. Confesso que nunca mais foi a mesma coisa. Comecei a evitar café muito forte à noite. Às vezes é preciso fazer concessões em prol da boa convivência.
A segunda vez foi mais recentemente. Tive uma ulcera no estomago. Dores lancinantes me comiam por dentro. Passei noites me contorcendo no chão, ate descobrir o meu problema. 
Estava sentada na frente do medico quando ouvi as temíveis palavras: 3 meses sem refrigerante, álcool e café.
O queeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee? 3 meses?You gotta be kidding! Como ir dar minhas aulas de inglês sem o meu copinho de café? Ou pior, como acordar sem a costumeira injeção de animo?
Não tive escolha. Parei. 3 meses. Substitui por chá. Cortei o refri para sempre de minha vida. Acostumei. Passei carnaval em Gamboa sem uma gota de álcool. A gente agüenta tudo. 
Fui forte e resisti. Pode ser clichê, mas é verdade: saúde em primeiro lugar. 
Fiz o tratamento, nova endoscopia, tudo ok. Liberada!
Comemorei com um copinho de plástico com o café da maquininha da Procergs. Nada muito glamoroso, mas extremamente cheio de prazer! Welcome back my friend!

8 comentários:

Unknown disse...

INTERessante...
Café é ótimo...mas cuidado com os vícios!

silvio disse...

My dear teacher,
Your posts are very good.
By the way, did you know about Nespresso coffe machine?
Already proved that?
If no, I´m invite you, is amazing and they have a lot of tastes by diferent coffes around world.
Kisses by YPS

Gilson "Frog" Wingist disse...

Muito bem escrito, parabéns ! abraços!

nandastein disse...

Dear Marco_nh, os vicios fazem parte da vida e de todos os possiveis e imaginaveis, o meu pelo cafe certamente eh "harmless". Bjssss

nandastein disse...

Dear Silvio and YPS
I heard about the Nespresso but haven't tried yet!
I'll be waiitng for a formal invitation!

nandastein disse...

Obrigada, sr Frog!
But who are you?

tati stein disse...

ta.. eu li, achei intresting e me apavorei com 3 meses sem refri e alcool (deixa passar esse cafezinho que as pessoas são tão viciadas e eu não sei por quê!).. mas vem ca hein.. quando é que a senhorita vai me convidar para ir tomar um CHAZINHO na tua casa.. que eu (que absurdo!) ainda não conheço! :D
da little big monga sis

nandastein disse...

certo, pirulita sister and monga!
Ta na hora mesmo da gente fazer uma festinha aqui em casa!
vamos marcar
A pirulita cat quer muito te conhecer! ;)